A Alef Automotive confirma que a Federal Aviation Administration (FAA) certificou o Model A como o primeiro carro voador, capaz de circular em estrada e estacionar como um carro convencional, mas também de voar pelos ares. A startup da Califórnia explica que este veículo é capaz de descolagens e aterragens na vertical, consegue levar um ou dois ocupantes e tem um autonomia de 320 quilómetros de estrada e 160 quilómetros pelos ares.
Os planos da Alef Automotive passam por comercializar este veículo a partir de 2025, com um preço aproximado de 300 mil dólares.
A FAA confirma que emitiu esta autorização especial ao Model A, para fins de exibição, investigação e desenvolvimento, noticia a CNN, e que este não é o primeiro veículo a obter a aprovação. A Alef, no entanto, realça que o Model A destaca-se por ter uma aparência de carro convencional e conseguir estacionar como estes.
“Estamos entusiasmados por obter esta certificação da FAA. Permite-nos aproximar as pessoas de transportes mais amigos do ambiente e mais rápidos, poupando horas a pessoas e empresas. É um pequeno passo para os aviões e um passo de gigante para os carros”, congratulou-se Jim Dukovhny, CEO da Alef. O Model A não vai poder circular a mais de 40 km/h nas estradas, com a presunção de que o utilizador, se precisar de ir mais rápido, optará por voar.
O Model A está em desenvolvimento desde 2015 e a Alef conta já com mais de 400 reservas reembolsáveis para este veículo.