O submarino Titan é o escolhido pela OceanGate Expeditions para a viagem que leva até quatro passageiros e um piloto até próximo das ruínas do Titanic, no fundo dos mares. No entanto, a missão de domingo, onde estavam o bilionário britânico Hamish Harding e o fundador e CEO da OceanGate Stockton Rush, não correu como esperado com o Titan a estar em parte incerta e a ter deixado de comunicar com o navio Polar Prince uma hora e 45 minutos depois de ter submergido.
Desde que foi tornado público o desaparecimento, as forças de busca e salvamento entraram em ação e foram sendo também reveladas particularidades desta expedição, desde o facto de não estar conforme a regulamentação em vários aspetos. Um dos mais recentes incumprimentos é a notícia de que o Titan seria controlado com um comando F710 wireless da Logitech, que custa 30 dólares e que foi lançado em 2010.
Entretanto, com o surgimento desta notícia, a comunidade online apressou-se a lembrar uma reportagem da CBS onde o jornalista visitou o Titan guiado pelo CEO da empresa que descreve que só há um botão no submarino e que se sente que se está num elevador. O jornalista salienta ainda muitos aspetos que aparentam ter sido improvisados ou que não foram integrados devidamente, como os monitores ou mesmo os corrimões.
O controlador em questão está esgotado na Amazon em vários mercados. As causas para o desaparecimento do Titan (que não é inédito) ainda não são conhecidas, mas sabe-se que o oxigénio a bordo irá terminar esta quinta-feira.