O Portal da Queixa quis ouvir a sociedade de consumo para saber quais os novos comportamentos e hábitos de consumo dos consumidores portugueses, compilando as conclusões no estudo ‘O Perfil do Consumidor Atual’. A organização explica que o perfil do consumidor português está a mudar: “é mais digital, exigente, atento (pesquisa antes de comprar) e valoriza a opinião de outros consumidores antes da decisão da compra”, lemos no comunicado de imprensa.
Mais de 91% dos inquiridos afirmaram já ter feito compras online, 69,5% afirma que pesquisa sempre antes de comprar e 69,8% admite já ter apresentado uma reclamação online. A opinião de outros consumidores é apontada como o mais importante no momento da decisão da compra para 63,9%, com 59,5% a apontarem a reputação da marca e ‘apenas’ 52,3% a valorizar mais o preço promocional.
Tecnologia e Vestuário (61,1% e 55%) são as categorias que motivam mais compras online e o método de pagamento por Referência MB é o preferido de 64,8%, com o MB Way a surgir no top 3 também.
À pergunta ‘Qual o meio utilizado para reclamar?’, 64,7% afirma escolher o Portal da Queixa, que é também escolhido como o meio mais eficaz para reclamar por 56,3% dos inquiridos.
Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, afirma que “este estudo vem demonstrar claramente que os consumidores atuais são digitais e empoderados pela sua capacidade de influenciar outros através da sua opinião. Estes passaram a confiar mais nas experiências partilhadas pelos seus pares, em comparação com o storytelling que as marcas tentam veicular através da sua comunicação”.
O estudo do Portal da Queixa abrangeu um total de 4570 inquiridos, sondados através de um questionário online apresentado entre os dias 6 e 13 de março, por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, que se assinala a 15 de março.