Mais de 200 voos foram cancelados esta quarta-feira em Frankfurt, um importante ponto de passagem de trânsito aéreo internacional. A culpa, segundo a Lufthansa, está na impossibilidade de usar o sistema informático, devido a danos causados nos cabos de telecomunicações por obras dos caminhos de ferro. A Deutsche Telekom confirma que os cabos estão danificados, mas informa que o processo de reparação está em curso.
A esta hora, os sistemas informáticos estão a reiniciar e a Lufthansa espera conseguir estabilizar a situação ainda durante este fim de tarde. Nas redes sociais é possível ver fotos e vídeos e ler testemunhos de vários passageiros afetados, não só em Frankfurt, como em outros aeroportos também, noticia a Reuters.
Um corte num conjunto de cabos de fibra ótica da Deutsche Telekom, feito por uma empresa de construção civil subcontratada terá sido a causa para este caos. Sistemas de check-in e de embarque estiveram inoperacionais durante grande parte da manhã.
Segundo alguns passageiros, os funcionários da Lufthansa estiveram a usar papel e caneta para conseguir organizar o embarque dos passageiros e não conseguiam fazer a gestão digital do processamento das bagagens.
A Deutsche Bahn, operadora nacional dos caminhos-de-ferro, já apresentou desculpas a todos os passageiros afetados.