“Operações em todo o Espaço Aéreo Nacional estão afetadas”, começou por escrever a FAA no Twitter na manhã desta quarta-feira. Em várias mensagens subsequentes, o organismo explicou que foram detetadas anomalias no funcionamento de um sistema de suporte, o NOTAM, que obrigou a que todos os voos domésticos nos EUA fossem suspensos. Entretanto, a circulação já foi retomada por volta das 14h de Lisboa, mas os impactos ainda se fazem sentir.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/07/230712_OMEM16_740x150.jpg)
O sistema NOTAM, de Notice to Air Missions, começou a registar falhas de funcionamento na noite de ontem, 10 de janeiro, levando ao atraso ou mesmo cancelamento de alguns voos. Segundo a Reuters, na madrugada de hoje já tinham sido atrasados mais de 400 voos de e para os EUA e também internos no país. O sistema contém informação essencial para o pessoal de voo, com alguns relatórios daqui a terem mais de 200 páginas e a incluir detalhes sobre as pistas e obstáculos possíveis a baixas altitudes. Esta é a primeira vez que o NOTAM apresenta falhas, de acordo com o Simple Flying.
A porta-voz da Casa Branca Karine Jean-Pierre informou que o presidente Biden estava a par do tema e, embora não tenha adiantado para já o motivo da falha, revelou que não há evidências de que se trate de um ciberataque.