A consultora portuguesa especializada em analítica avançada LTPLabs desenvolveu um modelo analítico para a Sonae MC que define qual o melhor desconto a aplicar a produtos que se aproximam do fim de validade, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar. A ferramenta calcula a probabilidade de escoamento de cada produto e suge o desconto ideal a aplicar a cada item.
O sistema está a ser aplicado já em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, da Sonae MC, calculando-se o melhor desconto a aplicar nos produtos que estão prestes a perder a validade. “A ferramenta calcula a probabilidade de venda de cada produto, em cada loja, a diferentes preços, estimando assim a taxa de escoamento de um determinado artigo”, lê-se no comunicado de imprensa.
O modelo tem em consideração dados financeiros e de performance do produto e operacionais das lojas, determinando qual a percentagem de desconto a recomendar para promover o consumo, com um preço mais competitivo para o consumidor.
Luís Guimarães, partner da LTPLabs, explica que “a proposta de valor apresentada pela ferramenta compreende três modelos analíticos diferentes, que atuam em simultâneo e que permitem caracterizar o produto e as suas probabilidades de venda a diferentes preços”.
“O Continente tem vindo a dinamizar parcerias entre a produção, a indústria e o retalho, que permitem desenvolver importantes projetos de inovação e combater o desperdício gerado ao longo da cadeia. É nossa ambição continuar a contribuir para a transformação do setor alimentar”, descreve Miguel Ramos, Diretor de Desenvolvimento de Operações da MC.