James Zhong, de 32 anos, é o homem acusado na Georgia do roubo de mais de 50 mil bitcoin no mercado Silk Road em setembro de 2012. As autoridades norte-americanas apreenderam a criptomoeda avaliada hoje em 3,36 mil milhões de dólares e o homem enfrenta uma pena que pode ir até 20 anos de prisão.
O Departamento de Justiça acusa o homem de configurar várias contas no Silk Road, depositando pequenas quantias em Bitcoin e executando múltiplos levantamentos no mesmo segundo. Esta manobra permitiu-lhe iludir os sistemas, fazendo-os acreditar que tinha mais moeda digital do que as que tinha na realidade. As cibermoedas era depois transferidas para outras contas, numa tentativa de ocultar a identidade do autor destas fraudes e a origem dos fundos, noticia a Cnet.
O mandato de busca foi emitido em novembro de 2021 e os agentes encontraram as cibermoedas escondidas num cofre debaixo do chão e num computador simples, descoberto debaixo de alguns cobertores. Zhong começou a cooperar com as autoridades em março, quando entregou voluntariamente mais de mil Bitcoin adicionais.
O julgamento está marcado para fevereiro, altura em que o criminoso vai conhecer a sua sentença.