Restaurantes de São Francisco a Nova Iorque, incluindo estabelecimentos com estrelas Michelin, estão a ser alvo de críticas baixas no Google Review como parte de uma campanha de extorsão articulada. Os restaurantes recebem uma estrela, a pontuação mínima, proveniente de várias fontes e depois são contactados por email onde os criminosos pedem 75 dólares em cartão oferta da Google Play para parar com a enxurrada de críticas negativas. Estas críticas são as que aparecem em vários sítios na plataforma, nomeadamente quando se procuram restaurantes através do Google Maps.
De acordo com o Engadget, no email que os proprietários recebem lê-se: “Olá. Infelizmente o feedback negativo sobre o seu estabelecimento foi deixado por nós. E vai aparecer no futuro, uma crítica por dia. Pedimos sinceras desculpas pelas nossas ações e não queremos prejudicar o seu negócio, mas não temos outra escolha. Vivemos na Índia e não temos outra forma de sobreviver. Imploramos que nos envie um cartão oferta Google Play no valor de 75 dólares”.
A mensagem inclui uma hiperligação para se adquirir o voucher exigido no PayPal e um endereço de email para ser enviado o código.
Um porta-voz do Google Maps confirmou que a empresa está a investigar o assunto e a remover as críticas dos utilizadores que não tenham realmente visitado os estabelecimentos em causa. “Os nossos sistemas continuam a analisar o conteúdo contribuído e monitorizam padrões questionáveis. Estes padrões podem ir de grupos de pessoas a deixar críticas a estabelecimentos com o mesmo Perfil de Negócio ou que deixam um número invulgar de classificações extremas, de 1 ou de 5, num curto período de tempo”, explicara a empresa em fevereiro.
Depois de a situação ter sido denunciada por vários proprietários de restaurantes nos EUA, a campanha parece ter parado para já, pelo menos.