A Airbnb anunciou que as festas em casas alugadas através do serviço estão completamente proibidas. A medida foi introduzida em 2020 e apresentada como uma forma de salvaguardar o distanciamento social. Agora, dois anos volvidos, a proibição é anunciada como permanente. “Com o tempo, a proibição de festas tornou-se muito mais do que uma medida de saúde pública. Desenvolveu-se como uma base para a nossa política para apoiar os anfitriões e os convidados”.
No texto agora anunciado, são especificados os eventos abertos, como as festas publicitadas nas redes sociais e todos os eventos considerados “disruptivos”. A definição deste tipo de acontecimentos explica que são todos os que possam gerar queixas dos vizinhos.
A Airbnb revela ainda que suspendeu cerca de seis mil contas em 2021 por violarem esta proibição, o que não deixa de ser uma gota no oceano total de mais de 150 milhões de utilizadores.
Noutro sentido, noticia o The Verge, o limite de apenas 16 ocupantes, também definido em 2020, é agora levantado. A empresa justifica este ‘aliviar’ com o facto de ter listadas muitas propriedades que podem acomodar de forma confortável estes números e que pretende ser a escolha de viagens em família multigeracionais e para grandes grupos.
Também em 2020, a empresa tinha removido o filtro de pesquisas de ‘event friendly’, ou seja, que permitia encontrar aquelas propriedades onde seria mais provável estarem a acontecer festas.