Os dados estão por todo o lado. Na Medicina, na Gestão, na Logística. E a segunda profissão mais requisitada nas empresas portuguesas da área da TI, de acordo com um inquérito feito em 2021 pela escola de programação nascida em França, Le Wagon, é precisamente a de cientista de dados.
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos nesta área, a NOVA SBE e a Le Wagon oferecem uma série de workshops e conferências com peritos na área, de 28 a 7 de julho. A formação Data Summer Academy será gratuita, ocorre em formato online e está especialmente direcionada para empreendedores e gestores, iniciantes em ciência de dados. Mas também se adequa a estudantes, conforme se anuncia em comunicado. Será no fundo para todos os que “queiram compreender os principais desafios da análise de dados, até estudantes que possam vir um dia a aplicar algoritmos automáticos apoiados por inteligência artificial em projetos futuros.”
Apesar de se ter tornado numa área da moda, há ainda algum desconhecimento relativamente ao potencial das ferramentas de análise de dados e da própria atividade. “Criámos uma academia acessível que pretende demonstrar o potencial que a ciência de dados tem para tornar o dia-a-dia profissional mais eficiente. Com uma combinação de workshops práticos e casos de sucesso vamos desmistificar a ciência de dados”, explica o City Manager da Le Wagon, em Lisboa, Pedro Agostinho. Informações e inscrições disponíveis no link.