O confinamento social provocado pela pandemia e a consequente implementação de teletrabalho e aulas à distância provocaram uma corrida às máquinas, com as vendas de computadores a dispararem. Agora, com o regresso gradual a uma espécie de normalidade, o mercado global de PCs volta a entrar em contração, segundo os dados das principais consultoras.
A IDC aponta para uma queda de 5,1% nas remessas mundiais de PCs (desktops, portáteis e workstations) no primeiro trimestre deste ano. Um valor que, ainda assim, não é tão baixo como as estimativas iniciais, já que, nos dois anos anteriores, este mercado tinha crescido a dois dígitos. Até porque este foi o sétimo trimestre consecutivo em que as remessas dos fabricantes ultrapassaram as 80 milhões de unidades, algo que não acontecia desde 2012 e que ganha maior relevância devido aos problemas logísticos um pouco por todo o globo que impedem que mais máquinas cheguem aos consumidores.
A Gartner, por sua vez, aponta para uma descida de 6,8% no primeiro trimestre deste ano e aponta o dedo à queda acentuada das vendas de Chromebooks, que tinha registado números muito elevados de vendas em 2020 e 2021. A consultora destaca ainda que o trabalho em regime híbrido está a fazer crescer o segmento de PCs empresariais.
A lista dos maiores
A nível de fabricantes, não há mudanças nas posições do top 5, mas as quotas de mercado registaram alterações. Segundo os dados da IDC, estes foram os maiores vendedores mundiais no primeiro trimestre de 2022 e as respetivas quotas de mercado:
- Lenovo – 22,7%
- HP – 19,7%
- Dell – 17,1%
- Apple – 8,9%
- Asus – 6,9%
- Acer – 6,8%
Saliente-se que as duas marcas principais, Lenovo e HP, perderam quota de mercado em relação ao período homólogo do ano passado. A consultora decidiu também incluir seis fabricantes no top 5 por considerar que a diferença entre Asus e Acer é tão escassa que fica dentro do que pode ser considerado um empate técnico.

Os números da Gartner diferem em termos de valores específicos, mas mantêm o mesmo posicionamento dos fabricantes e quotas de mercado semelhantes às identificadas pela IDC. A Gartner identifica a queda a venda dos Chromebooks como a principal responsável pelo decréscimo do ‘market share’ de Lenovo e HP. Já a Dell consegue crescer devido à menor exposição ao segmento de consumo. A Apple também continua a rota de crescimento, muito graças à popularidade das máquinas equipadas com o processador M1.
Olhando especificamente para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), o mercado caiu 5,8% e a invasão da Ucrânia por parte da Rússia teve um expectável impacto negativo nas vendas da região. Aliás, a Gartner salienta que muitos fabricantes deixaram de enviar remessas para o mercado russo, enquanto a procura baixou significativamente no ucraniano.