“Está difícil crescer o número de subscritores em todos os mercados. A Covid toldou um pouco o cenário, permitindo um aumento significativo em 2020, levando-nos crer que o abrandamento registado em 2021 se devia também à Covid” justifica-se a Netflix em comunicado enviado aos acionistas.
Esta é a primeira vez que, numa ótica trimestral, a Netflix regista uma perda do número de subscrições, com menos 200 mil pagantes neste primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre passado.
A Netflix lembra que a suspensão do serviço na Rússia em março, depois da invasão da Ucrânia, resultou numa perda de 700 mil subscritores. A concorrência de outros serviços, como a Disney Plus ou a HBO, também têm contribuído para estas reduções.
A estratégia da empresa deve passar pelo gaming, com o anúncio recente de que está a trabalhar com a Exploding Kittens para produzir uma série animada e um jogo móvel. Depois de ter anunciado o primeiro crescimento mensal em dois anos, a empresa admite agora que foi Sol de pouca dura, com perdas de centenas de milhares de subscritores.
As estratégias de combate à partilha de passwords, bem como o aumento de preços em alguns mercados podem também estar a contribuir para esfriar o interesse na plataforma.