Apesar dos mais de 63 anos de história, a boneca Barbie ainda não tinha chegado ao espaço, algo que muda agora, com a participação da Mattel na Missão DreamStar do Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional. “Com o intuito de relembrar que as meninas podem ser o que quiserem, dando-lhes a conhecer quase 40 profissões em diferentes áreas STEM – com astrofísica, ciência espacial e engenharia robótica – a marca continua a materializar a sua promessa de marca, contribuindo para o favorecimento da igualdade real e efetiva entre as crianças, ajudando a extinguir o Dream Gap”, lê-se no comunicado de imprensa.
A face mais visível e simbólica da participação da Mattel nesta iniciativa é o envio de duas boneas Barbie para a Estação Espacial Internacional. Lisa McKnight, vice-presidente executiva e Global Head de Barbie and Dolls do grupo Mattel, lembra que “a Barbie apresentou uma boneca astronauta em 1965, ainda antes de o ser humano ter pisado a Lua. Agora, quase 60 anos mais tarde e com mais de 200 profissões lançadas, as bonecas Barbie conseguiram chegar ao espaço. É importante que encorajemos as raparigas a alcançar as estrelas – literalmente – e a prosseguir carreiras aerospaciais e STEM. Com a ajuda da equipa do Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional estamos a relembrar as meninas de que nem mesmo a gravidade as pode deter”.
As bonecas receberam uma visita guiada a bordo da Estação, passando pela cúpula, pelo módulo de observação, o veggie garden, o MELFI (Minus Eighty-Degree Laboratory Freezer) e ainda uma introdução aos robôs free-flying robots da Estação, os Astrobees. As bonecas regressam à Terra este verão e serão doadas ao Smithsonian National Air and Space Museum e, no final do ano, expostas no museu Steven F. Udvar-Hazy, na Virgínia, EUA. Veja o vídeo lançado pela Mattel também como parte desta Iniciativa: