A FIA, entidade que supervisiona as corridas de Fórmula 1, anunciou que vai passar a usar tecnologia e vídeo em tempo real, a partir de uma sala localizada fora dos circuitos. O objetivo é que a Virtual Race Control Room funcione como o VAR funciona para o futebol e que a tecnologia moderna e repetições ajudem a clarificar qualquer situação dúbia que prejudique a competição. Na mente dos organizadores está ainda a polémica que envolveu o final da temporada de 2021.
Uma das presunções da utilização desta sala é que o diretor da corrida esteja fora das comunicações para reduzir a pressão e, caso tenha questões, existam normas e procedimentos para as apresentar, noticia o Engadget.
Recorde-se que o Grande Prémio de Abu Dhabi de dezembro de 2021 acabou envolto em polémica depois de uma ultrapassagem de Max Verstappen a Lewis Hamilton que acabou por ser considerada legal e que deu o título a este primeiro. As decisões e comunicações de Michael Masi, o diretor da corrida, foram muito contestadas e a Mercedes acabou mesmo por perder o campeonato.
Este é mais um exemplo de como as tecnologias podem vir a ser usadas em prol da competição, para ajudar os juízes e auxiliares humanos a tomar decisões mais justas e imparciais.