A Oracle, uma das maiores tecnológicas do mundo e especializada em sistemas de bases de dados, anunciou a compra da empresa de registos de saúde norte-americana, Cerner, por 28,3 mil milhões de dólares (cerca de 25,2 mil milhões de euros). Segundo Holger Mueller, analista da Constellation Research, este é o maior negócio da história da Oracle.
Para adquirir a Cerner, a Oracle propôs-se a pagar 95 dólares (cerca de 84 euros) por cada ação. Este novo acordo permite que a Oracle marque presença num mercado em crescimento rápido, o da saúde, o que deverá impulsionar os negócios de infraestrutura da Oracle Cloud.
Safra Catz, diretora executiva da Oracle, disse em comunicado, citado pela publicação TechCrunch que “a Cerner será um grande motor de crescimento de receita adicional nos próximos anos, à medida que expandimos os seus negócios para muitos outros países em todo o mundo. Essa é exatamente a estratégia de crescimento que adotámos quando comprámos o NetSuite”. Já David Feinberg, diretor executivo da Cerner, afirma que viu nesta união uma “oportunidade sem precedentes para acelerar o nosso trabalho modernizando registos eletrónicos de saúde, melhorando a experiência do cuidador e permitindo um atendimento ao paciente mais conectado, de alta qualidade e eficiente”.
Contudo, os mercados não estão a receber esta notícia de forma positiva: as ações da Oracle caíram 2,68% com a notícia deste novo negócio. Já as ações da Cerner subiram ligeiramente para 0,92%.