A BlackFriday é uma das campanhas promocionais mais esperadas do ano pelos fanáticos dos descontos ou “caça-promoções”, mas também pelas empresas que esperam ver as vendas crescer. Este ano realiza-se no próximo dia 26 de Novembro e várias empresas já iniciaram as suas campanhas de promoção ou aconselharam as próprias marcas para o sucesso nas vendas, como é o caso do Grupo De’Longhi ou das Páginas Amarelas, da Visor.ai e do KuantoKusta (KK).
Páginas Amarelas
A agência de marketing digital aproveita para dar a conhecer cinco formas de preparar o negócio para a Black Friday de forma a responder a toda a procura. Gerar interesse sobre a campanha da Black Friday é essencial para despertar a atenção dos consumidores, o que pode ser feito por email, banner ou redes sociais. Estas últimas são fundamentais usar e aqui a mensagem deve ser clara, objetiva e refletir o objetivo da campanha.
Nas lojas online, muitas vezes, é adicionado um produto ao carrinho de compras e a compra não é finalizada. Enviar emails personalizados que relembrem o consumidor da compra que estava a fazer pode ser uma estratégia válida para que a compra seja concluída. Também a oferta de um voucher de desconto numa compra futura pode fidelizar o cliente e aumentar a frequência de compra.
Outra dica é prolongar a oferta. A seguir à Black Friday acontece a Cyber Monday, a 29 de novembro, e muitas marcas já apostam num Black Weekend ou numa Black Week. Por último, mas não menos importante, é que a satisfação do cliente não termina após a compra e, por isso, é necessário trabalhar o pós-venda, esclarecendo possíveis dúvidas ou reclamações que surjam e estar atento aos prazos de troca e às políticas de devolução.
A empresa aproveita ainda para promover um desconto de 80% na primeira mensalidade às empresas que adiram a um dos serviços da Agência, como Google Ads, Facebook Ads, gestão de redes sociais ou webservices para impulsar o seu negócio digital.
Visor.ai
A pensar numa melhor experiência de consumo do cliente, a startup portuguesa de soluções de conversação inteligente vai mais além e dá cinco recomendações às marcas de como utilizar a Inteligência Artificial (IA) na Black Friday:
- Personalizar targets: a implementação de IA em plataformas de compra online vai ajudar a prever comportamentos de consumo baseado na idade, localização, preferências e escolhas de vida do consumidor.
- Prever a procura: a incorporação de IA no e-commerce dá a capacidade de prever a procura consoante a época ao lojista.
- Comunicar campanhas: as ferramentas de segmentação de público fornecidas por ferramentas de IA vão permitir criar campanhas online para chegar a mais clientes e impactar o público-alvo selecionado.
- Recolher feedback: plataformas de IA podem recolher feedback e analisar a informação retirada das redes sociais, dos fóruns de discussão e de blogs.
- Automatizar o atendimento: um agente de conversação inteligente embutido nas lojas online responde a dúvidas e resolve problemas de forma automática.
KuantoKusta (KK)
Mais dirigido ao consumidor, este canal de e-commerce lançou uma nova ferramenta web que atualiza hora a hora as maiores promoções. O sistema ‘Oportunidades Black Friday’ tem como objetivo proteger o consumidor e evitar a ilusão das falsas promoções ao “identificar apenas as promoções que tiveram uma queda de preço real nas últimas semanas”, disse em comunicado Paulo Pimenta, CEO da empresa. Após identificar o preço médio de um produto a partir dos preços de todas as lojas, é verificado se a loja aumentou o preço antes da promoção – excluindo o produto do separador caso tenha acontecido – e é analisado a evolução dos preços praticados através do histórico de preços.
Além disso, a página tem um catálogo de produtos também atualizados de hora a hora, durante o mês de novembro, para evitar roturas de stock. É uma ferramenta imparcial de poupança que pretende ser independente do modelo de negócio do KK e apresenta promoções em lojas em comparação de preços e no Marketplace.
Grupo De’Longhi
Este é um exemplo de grupo em que as marcas já apostam numa Black Week. De 22 a 29 de novembro, em exclusivo nos sites oficiais das marcas, em Portugal, Kenwood, De’Longhi e Braun há descontos de 35 a 50% em artigos e equipamentos selecionados para a casa.