As autoridades de Hamilton, no Canadá, anunciaram ter prendido um jovem, acusando-o de ter roubado 36,5 milhões de dólares em criptomoeda a apenas um indivíduo. O caso merece destaque pela jovem idade do detido e pelo facto de ter sido um ladrão a conseguir uma soma avultada a apenas uma vítima.
O lesado foi alvo de um ataque ao seu cartão SIM, com o seu número de telemóvel a ter sido pirateado numa primeira fase. Depois, o hacker conseguiu intercetar os requisitos de autenticação de dois fatores e entrou nas contas protegidas da vítima. A polícia conseguiu chegar ao criminoso devido à aquisição de um nome de utilizador de gaming ‘raro’, que o identificou nos sistemas. No momento da detenção, as autoridades apreenderam 5,5 milhões de dólares em ciberdivisas, noticia o Engadget.
Este ano tem sido prolífico em notícias de roubos de cibermoedas de grande dimensão: na África do Sul, investidores perderam 3,6 mil milhões de dólares quando os fundadores de um mercado de cripto desapareceram e no Reino Unido a polícia apreendeu 158 milhões de dólares em cibermoeda de uma só vez, por exemplo.