A Oppo e a Xiaomi protagonizaram dois saltos de gigante no mercado português de smartphones durante o terceiro trimestre. A Oppo vendeu 75,5 mil smartphones entre julho e setembro, alcançando 11% de quota de mercado quando em igual período de 2020 tinha apenas 1%. Já a Xiaomi vendeu 168 mil smartphones, mais do que triplicando as 56 mil unidades vendidas no terceiro trimestre do ano passado, o que lhe dá 24% de quota de mercado e o segundo lugar no mercado nacional.
Os dados foram partilhados por Francisco Jerónimo, vice-presidente para a área de dispositivos da IDC na Europa, África e Médio Oriente.
As duas tecnológicas chinesas protagonizam aquelas que são as principais mexidas no top 5 das marcas que mais smartphones vendem em Portugal – um segmento de mercado que movimentou 703 mil unidades no terceiro trimestre, um crescimento de 10% em comparação com o ano anterior.
A liderança do mercado continua a pertencer à Samsung. No entanto, a tecnológica sul-coreana não ‘segurou’ apenas o resultado, melhorou-o significativamente: vendeu 289,1 mil smartphones, em comparação com os 210 mil que tinha vendido em igual período de 2020, o que dá à marca uma quota esmagadora – 41% quando em igual período do ano passado tinha 33%.
A Apple está na terceira posição, ao ter aumentado a venda do iPhone de 76,3 mil unidades para 87,6 mil unidades, garantindo uma quota de 13%.
Das marcas do top 5, a única que piorou os resultados foi a Altacel/TCL, cujas vendas baixaram de 83,4 mil unidades, entre julho e setembro do ano passado, para 46 mil unidades nos mesmos meses de 2021.
Mas a maior quebra deu-se nas marcas que constituem o restante mercado português de smartphones – todas juntas apenas conseguiram vender 35,8 mil unidades, garantindo 5% de quota de mercado. No ano passado, estas marcas tinham vendido 202,8 mil unidades e tinham 33% de quota de mercado – um resultado fortemente influenciado pelas quebras significativas nas vendas da Huawei, que chegou a ser marca líder de smartphones em Portugal e agora faz parte deste grupo de análise.