Tendo como tema este ano a conetividade do futuro – 5G, NB-IoT e LTE–M aplicada às soluções de Internet of Things, a 6ª edição do IoT Challenge, desafio lançado pela Altice Empresas, contou com 27 candidaturas para participação na mais recente edição.
A Altice Empresas deu ainda a conhecer que os três vencedores deste evento híbrido usaram tecnologia 5G nos projetos que levaram a concurso. “A SurgeonMate, que desenvolve soluções para profissionais de saúde; a Beyond Vision, que faz uso da tecnologia aplicada a drones para monitorizar campos agrícolas ou assegurar logística de última milha e a Voxelmaps, que trabalha com modelos de inteligência artificial aplicados a dados recolhidos, em tempo real, em mapas 4D, foram as três grandes empresas vencedoras da edição deste ano”, adiantou a empresa em comunicado.
O projeto da SurgeonMate, o SurgeonMate Ecosystem, consiste em dois produtos: a SM Library, uma app que permite armazenar dados clínicos em cloud e a SM Vision, uns óculos inteligentes que gravam e transmitem em tempo real o ponto de vista do médico. Em conjunto, esta solução tem um potencial de 60 milhões de profissionais de saúde, tendo sido apresentada por um cirurgião. Por outro lado, a solução beXStream, da Beyond Vision, é focada para a área da logística com o objetivo de ser implementada em setores como a agricultura e consiste numa plataforma que permite o controlo remoto total de drones, a partir de qualquer parte do mundo, numa aplicação integrada que desenha rotas de voo com elevados níveis de precisão e detalhe. Já a proposta da Voxelmaps, a Realtime Mapping, utiliza a Inteligência Artificial para processar em tempo real a construção de mapas 4D, de todo o planeta, num modelo volumétrico que combina dados visuais, espaciais e temporais.
Para Alexandre Fonseca, diretor executivo da Altice Portugal, que encerrou o evento desta 6ª edição, “o IoT Challenge é uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores profissionais da área
da Internet of Things, as ideias mais disruptivas e também um incentivo em prol da recuperação económica e transformação digital do País”.
As equipas vencedoras recebem um voucher no valor de 2.500 euros em serviços da Altice Empresas e poderão ainda ver os seus modelos de negócios e soluções IoT integradas no portfólio de Produtos e Serviços da Altice Empresas, contribuindo assim para o processo de transformação digital do mercado português.
Desde de 2016, ano da 1ª edição, o IoT Challenge já motivou a candidatura de 195 participantes de 69 empresas, premiando 21 equipas, potenciais parceiros da rede Altice Empresas. A Altice empresa é responsável pela gestão mensal de 129 milhões de eventos e 22 terabytes de dados de dispositivos IoT.