Todos os rumores sobre os próximos iPhone, que deverão chegar ao mercado antes do final deste ano, apontavam até aqui para melhorias incrementais sobretudo no ecrã e nas câmaras dos smartphones. Mas surgem agora rumores de que o novo smartphone da Apple poderá integrar comunicação por satélite, mais especificamente satélites de órbita terrestre baixa (LEO no acrónimo em inglês).
A indicação desta novidade foi dada pelo analista Ming-Chi Kuo, especializado em informações relativas à Apple, e avançada pela publicação 9to5Mac. Assim, caso não haja o típico sinal de rede garantido pelas torres com antenas de telecomunicações, os utilizadores da família iPhone 13 poderão ainda assim estar sempre contactáveis. Isto porque um telefone que suporta comunicações por satélite liga-se diretamente a um satélite (de uma rede de satélites) para fazer chamadas e enviar SMS, que fica responsável por depois reencaminhar essa ligação para uma estação base na Terra.
A tecnológica deverá integrar o chip Qualcomm X60 para garantir suporte para ligações via satélite. As informações partilhadas não revelam, no entanto, se a comunicação via satélite estará limitada a apenas algumas aplicações.
Com o evento de apresentação previsto para setembro, como tem sido regra da tecnológica, o anúncio e lançamento dos iPhone 13 poderá acontecer nas próximas semanas.
Conforme já noticiado anteriormente, em termos de características, os iPhone 13 devem chegar em versões de 5,4 a 6,7 polegadas, numa estrutura semelhante à que a Apple seguiu com os iPhone 12. A porta Lightning deve continuar a existir. Os iPhone 13 Pro (duas versões) devem trazer um ecrã LTPO com taxa de atualização de 120 Hz e todos os quatro modelos devem integrar uma bateria com maior autonomia.
Contudo, todas estas informações não passam de rumores e não foram comentadas pela Apple.