A Poly Network admite ter oferecido 500 mil de dólares a um hacker white hat, termo que descreve os hackers éticos que trabalham para expor vulnerabilidades e ajudar a tornar os sistemas mais seguros. Ainda não se sabe de que forma é que este pagamento vai ser feito, nem se o hacker vai aceitar. A empresa quer recompensar os responsáveis pelo roubo de mais de 610 milhões de dólares em criptomoedas pela devolução de grande parte destes fundos e por terem ajudado a identificar falhas nos seus próprios sistemas.
A Poly Network mantém uma plataforma financeira descentralizada (DeFi) que facilita as transações ponto-a-ponto entre diferentes blockchains. Os contratos digitais para mover bens entre as várias blockchains apresentavam uma vulnerabilidade que foi explorada pelos hackers para desviar os fundos. Na sexta-feira passada, 13 de agosto, os atacantes já teriam devolvido bens no valor de 340 milhões de dólares e transferido a maioria do restante saque para uma carteira digital controlada em conjunto pela Poly e pelos hackers, noticia a Reuters.
“Depois de termos comunicado com o Sr. White Hat, obtivemos um entendimento mais completo sobre como a situação se desenrolou e sobre as suas verdadeiras intenções”, explica o comunicado da empresa, sem entrar em grandes detalhes.
Os responsáveis pelo ataque admitiram, depois do roubo, tê-lo feito apenas por divertimento e para chamar a atenção para as vulnerabilidades e sem ter um objetivo monetário em vista.