O Advanced Manufacturing Fund da Apple vai investir mais 45 milhões de dólares na Corning, a empresa que fabrica o material com que são feitos os ecrãs de muitos aparelhos, entre os quais, os iPhone, iPad e Apple Watch. O investimento da Apple destina-se a “aumentar a capacidade de produção da Corning nos EUA e ajudar na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias que suportem a durabilidade e elevada duração de vida dos produtos”, explica a empresa em comunicado. Há fóruns que ligam este investimento com os rumores de que a Apple está a preparar um telefone com ecrã dobrável para colocar no mercado em 2023.
As duas empresas já colaboram há muito tempo e o exemplo mais recente, lembra o The Verge, é o do desenvolvimento da tecnologia Ceramic Shield dos iPhone 12, que a Apple descreve como sendo mais resistente que qualquer vidro de ecrã de smartphone. Esta tecnologia permite à Apple referir que os seus topos de gama são quatro vezes mais resistentes em caso de queda.
A Corning coopera também com outros fabricantes, nomeadamente de Android, como a Samsung, que usa esta solução no Galaxy S21 Ultra. A empresa está, desde 2019, a desenvolver tecnologia que permita criar vidro de ecrã que se consegue dobrar. Em fevereiro, os responsáveis da empresa revelaram que esperavam colocar este tipo de ecrãs no mercado num período entre 12 e 18 meses.