A GSMA, grupo que organiza o Mobile World Congress (MWC), anunciou que está a planear o regresso da edição presencial este ano, em junho. O evento, a acontecer em Barcelona, é uma das maiores feiras tecnológicas do mundo e junta milhares de visitantes que visitam os stands de fabricantes para conhecer as últimas novidades e têm possibilidade de assistir a conferências de especialistas. No entanto, muitas empresas tecnológicas já responderam a indicar que não vão estar presentes num evento que se realize nestes moldes. Já em fevereiro de 2020, a GSMA tinha anunciado planos semelhantes, mas acabou por cancelá-los depois de vários players de renome terem recusado estar presentes.
A organização revelou o detalhe do plano de saúde e segurança para um evento presencial, que inclui a utilização de máscaras, distanciamento social, medição de temperatura e testes negativos à Covid-19 a todos os participantes. O evento, apesar de presencial, vai ter também muitos componentes virtuais, noticia a CNN.
Ericsson, Nokia, Facebook e Sony estão entre algumas das empresas de renome que já vieram a público anunciar que não marcarão presença num evento presencial:
– Com “a mudança para as oportunidades digitais e online para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Sony Mobile vai comunicar de formas como possa dar notícias sobre os nossos produtos para uma audiência mais vasta” – Sony
– “À luz dos impactos contínuos da Covid-19 e a nossa preocupação principal com as nossas pessoas, a sua saúde e bem-estar, decidimos não participar no MWC 2021” – Ericsson
– “Dada a natureza internacional do evento e com o plano de vacinação global ainda a estar em fase inicial, tomamos a decisão ponderada de participar apenas no evento virtual” – Nokia
A Cisco e a Intel confirmaram estar ainda a ponderar se vão participar num evento presencial.
A GSMA já estaria à espera de algumas recusas, pois na sua apresentação revelou que está a preparar também componentes virtuais para aqueles que não se sintam confortáveis em estar presentes ‘em carne e osso’: “Sabemos que não vai ser possível a todos estar presentes no MWC Barcelona 2021. Por isso é que desenvolvemos uma plataforma de eventos líder de indústria que garante que todos podem desfrutar de uma experiência MWC única.
A conferência da organização feita em Xangai na semana passada contou com 25 mil visitantes em pessoa e 175 mil que visitaram o evento remotamente.