Banksy é o mais artista mais recente a entrar na tendência das obras NFT, de non-fungible token, depois de ver o seu vídeo onde um quadro seu é queimado a ser vendido por 380 mil dólares. O quadro, chamado Morons (Idiotas), ilustra um leiloeiro da Christies e o vídeo mostra um homem a queimá-lo com um isqueiro. Ossian Ward, crítico de arte, considera que se trata de “uma proeza total, gozando com o facto de que estas obras são vendidas por grandes quantias de dinheiro (…) Pode dizer-se que qualquer coisa é uma obra de arte… mas se se queima um quadro e depois se pede dinheiro por isso, estamos bastante baixo na escala de arte para mim”, cita a BBC.
O quadro original de Banksy, com um leiloeiro a apontar para outros quadros e com a legenda “não acredito que vocês idiotas compram isto” foi comprado por 95 mil dólares pela Injective Protocol, uma empresa especializada em blockchain. O homem que aparece a queimar o vídeo ostenta um casaco com outra obra de Banksy, Girl With Balloon. Mirza Uddin, porta-voz da Injective Protocol, considera que o evento onde se queima o quadro é uma obra de arte em si mesmo. “Escolhemos especificamente uma peça de Banksy uma vez que ele tinha anteriormente destruído uma das suas obras num leilão”, justifica. Gabrielle Du Plooy, que fundou a Zebra One Gallery, explica que “destruição criativa de arte não é novo… é sempre preocupante e chocante ver uma obra a ser destruída. Neste caso, a intenção parece ser mais cínica”.
A forma NFT tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos. Inicialmente, esta foi uma aplicada para se vender os memes originais da Internet, com o Nyan Cat a render 600 mil dólares. Agora, há pouco tempo, também a centenária casa de leilões Christies teve a sua primeira venda do género, com um vídeo de Beeple a ser arrematado por quantias avultadas. Jack Dorsey, o fundador do Twitter, disponibiliza a sua primeira mensagem na plataforma para ser vendida desta forma e já anunciou que as receitas revertem para caridade.
Os especialistas em investimentos recomendam cautela na altura de investir em obras de NFT, lembrando que “os NFT estão em alta neste momento, pelo que existe uma oportunidade para indivíduos e empresas poderem lucrar (…) Mas, embora a utilidade essencial dos NFT seja clara e provavelmente duradoura, o interesse elevado não vai durar para sempre. Como sempre, a regra de ouro é investir apenas aquilo com que esteja confortável em perder”, explica Nadya Ivanova, do L’Atelier BNP Paribas.