Há várias empresas a desenhar veículos VTOL (acrónimo inglês para Veículo de Descolagem e Aterragem Vertical), mas a maior parte destina-se a transportar até cinco pessoas apenas. A multinacional britânica GKN Aerospace tem uma proposta diferente neste segmento, com o desenvolvimento de um ‘autocarro voador’ Skybus capaz de levar 30 a 50 pessoas, evitando o trânsito. A empresa conta com quase 400 milhões de dólares (entre fundos públicos e investimento privado) para esta e outras ideias relacionadas com aviação elétrica, nomeadamente enxames de drones de entregas, sistemas de controlo de trânsito, tecnologias de sensores de outros veículos não tripulados.
A ideia da GKN passa por estabelecer rotas fixas e paragens definidas onde os utilizadores podem esperar por apanhar uma destas boleias aéreas, fugindo ao conceito ‘estilo Uber’ que está a ser proposto por vários outros fabricantes de eVTOL (VTOL elétricos). O objetivo da empresa é ajudar a reduzir o tempo de viagem dentro das cidades, de uma forma eficiente, e reduzir o congestionamento provocado pelos transportes terrestres.
Para passar do papel para a realidade, o conceito vai agora ser sujeito a estudos de exequibilidade, nomeadamente sobre a infraestrutura necessária para as operações de descolagem e aterragem. Além disso, a empresa vai ainda trabalhar para perceber os ganhos e eficiências energéticas efetivamente conseguidos com esta abordagem, dado que os requisitos para um transporte tão pesado serão elevados, mesmo que se opte por alimentação a hidrogénio, noticia a publicação New Atlas.
Esteticamente, a solução divulgada no comunicado de imprensa mostra um veículo de quatro rotores, que se inclinam, e duas asas. No entanto, o aspeto final deve vir a ser bastante diferente, para ser mais eficiente e assegurar redundância.
O projeto Skybus vai ser desenvolvido em Bristol, pela GKN em parceria com a Swanson Aviation Consultancy, a Pascal+Watson e a Connect Places Catapult. A GKN Aerospace tem 48 fábricas e mais de 17 mil funcionários, em 14 países.