Em menos de quatro anos, a Nintendo Switch torna-se a quinta consola mais vendida de sempre da marca japonesa, com 79,87 milhões de unidades colocadas no mercado, ultrapassando assim a Nintendo 3DS. O pódio desta lista é composto pela Nintendo DS (154 milhões de unidades), Nintendo Wii (101,6 milhões) e Nintendo Game Boy (118,7 milhões), com o quarto lugar a ser ocupado pelo Game Boy Advance (81,5 milhões). A Nintendo estima que a Switch esteja, efetivamente, nas mãos de 74 milhões de consumidores atualmente (as restantes vendas contabilizam as unidades compradas pelos retalhistas).
A pandemia e os períodos de confinamentos são apontados como um dos motivos que ajudam a justificar o aumento de popularidade da consola Switch.
O sucesso da consola mais recente mede-se também pelos videojogos: desde o lançamento, já foram vendidos 532,34 milhões de jogos para a Switch, atrás apenas do cumulativo de jogos vendidos para a Nintendo DS (948,72 milhões) e a Nintendo Wii (921,85 milhões), noticia o GamesIndustry.
A Nintendo revelou que há 29 títulos que venderam mais de um milhão de unidades durante o ano fiscal em curso e que prevê vender um total de 205 milhões de cópias de jogos este ano. O jogo Animal Crossing: New Horizons é claramente um sucesso: em menos de dez meses desde o laçamento (março de 2020) e até 31 de dezembro, foram vendidas mais de 31 milhões de cópias do jogo.
Em termos financeiros, a Nintendo conseguiu receitas de 13,4 mil milhões de dólares, mais 37% do que em igual período do ano anterior. As vendas digitais são responsáveis por 2,4 mil milhões de dólares. A Nintendo anunciou um lucro de cinco mil milhões de dólares para estes nove meses, um aumento de 98% face ao período homólogo. O ano fiscal da empresa só termina em março de 2021.
A expetativa da empresa é chegar aos 15,3 mil milhões de dólares de receitas, dos quais 5,34 mil milhões devem ser lucro, no fim do ano fiscal.