Quando tinha seis anos e 346 dias de idade, o pequeno Kautilya, que vive em Northampton, no Reino Unido, tornou-se no mais jovem programador certificado do mundo – valendo-lhe inclusive um registo no livro de recordes do Guiness. Agora este miúdo prodígio terminou a certificação de programador de Inteligência Artificial (IA) disponibilizada pela IBM, como a própria gigante tecnológica anunciou.
Ainda segundo a IBM. em novembro de 2020, o jovem recebeu cinco certificações na linguagem de programação Python e relacionadas com Inteligência Artificial, tendo completado o curso de Fundações da IA, a certificação profissional em edX e o curso da IBM Cognitive Class Python for Data Science.
Em vez das brincadeiras típicas da idade, Kautilya começou a ler os conteúdos da IBM Developer Skills Network para perceber melhor sobre programação e os conceitos da linguagem Python durante o período de confinamento, provocado pela pandemia.
A gigante tecnológica aproveitou o anúncio para lembrar um outro caso do agora adolescente, Tanmay Bakshi, que começou a criar código aos cinco anos e que se tornou também num especialista certificado em Inteligência Artificial. De recordar que Tanmay Bakshi foi entrevistado pela Exame Informática para a edição nº 297 da revista, publicada em março de 2020.
O mentor de Tanmay na IBM, Antonio Cangiano, liderou recentemente um workshop virtual para escolas de elite do Uzbequistão onde, durante oito horas, trabalhou com os estudantes para criar um chatbot de Inteligência Artificial baseado na plataforma Watson Assistant e que se regista na IBM Cloud. Pode saber mais sobre os cursos e potencial de aprendizagem da IBM aqui.