O trabalho feito pelos alunos Felisberto Pereira e Marina Jordão e pelo investigador Ricardo Correia, com a coordenação de Nuno Carvalho, do Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, mereceu um prémio num dos maiores eventos mundiais dedicados à alimentação elétrica sem fios. O estudo ‘A Hybrid System Combining SWIPT and Backscatter Techniques’ descreve um sistema híbrido capaz de transmitir energia e informação ao mesmo tempo, abrindo caminho para que os objetos com RFID possam ser mais inteligentes. “Uma vez que a sua informação pode ser gerida de forma mais dinâmica, passamos de comunicação unidirecional para comunicação bidirecional – e tudo isto sem a necessidade de baterias ou de outras fontes de alimentação”, descreve Felisberto Pereira, citado em comunicado.
A investigação do IT mostra como se podem alimentar certos sensores e identificadores enquanto, ao mesmo tempo, se selecionam outros dos quais se pretende recolher informação e se decide o que fazer com esta. A equipa vencedora portuguesa vai receber um certificado e um prémio monetário simbólico.
O WPTC faz parte da Wireless Power Week 2020, um evento patrocinado pela IEEE Microwave Theory Technique Society (MTT-S), pela Power Electronics Society (PELS) e pela AirFuel Alliance (AFA). A organização pretende juntar cientistas e académicos para partilha de experiências e de investigações em todos os aspetos da alimentação elétrica sem fios.
A edição deste ano foi transmitida a partir de Seul, na Coreia do Sul, entre 15 e 19 de novembro.