A Huawei estreou o programa Seeds for the Future em 2015 e anunciou agora a abertura da quinta edição da iniciativa. O objetivo da fabricante é capacitar e valorizar o talento nacional. A edição deste ano, fruto das atuais circunstâncias, vai ter um novo formato online, mais flexível e dinâmico, mas mantém o intuito principal das versões passadas: desenvolver talentos nas Tecnologias de Informação e Comunicação, através da partilha e do acesso à tecnologia, inovação e conhecimento da Huawei.
Este “é, desde há vários anos, um programa bandeira para a Huawei Portugal, ao abrigo do qual várias dezenas de estudantes portugueses tiveram a oportunidade de viajar até à Ásia, conhecer a sede da Huawei e aprender com os profissionais e investigadores da empresa”, explica Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs e Communications da Huawei Portugal. No ano passado, “levamos 10 dos mais brilhantes estudantes de engenharia do País para um programa de duas semanas na China”, explica o responsável de comunicações, reforçando que “Portugal precisa de talentos qualificados para responder às necessidades e ambições para o futuro do País, e este programa é um dos nossos contributos para esse desígnio”.
Durante uma semana, os estudantes de licenciaturas ou mestrados das áreas de Engenharia Eletrónica e de Comunicações, Informática e similares vão ter acesso a visitas virtuais, apresentações e trocas de experiências com colaboradores da Huawei e a cursos online com especialistas em Tecnologia, Liderança e Tendências da Indústria.
Este programa enquadra-se num movimento de aprofundamento da ligação da Huawei com as universidades portuguesas, do qual faz parte a introdução, em junho, do programa ICT Academy em Portugal, uma iniciativa de transferência de conhecimento para as universidades nacionais; o laboratório 5G que está a ser implementado no País, em conjunto com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações; ou os protocolos de cooperação, como o assinado em 2019 com o Instituto Superior Técnico.