A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Lts (TSMC) irá receber, num futuro próximo, um convite por parte do governo do Japão para entrar num projeto de uma fábrica avançada de produção de chips. As autoridades políticas daquele país planeiam juntar a TSMC ou outro fabricante experiente com os vários fabricantes locais, de forma a rejuvenescer o setor no Japão.
O governo japonês planeia oferecer vários milhares de milhões de yens, a moeda local, à empresa que esteja interessado a entrar no país, num plano de vários anos, noticia a Reuters, embora não se conheçam ainda os prazos para o projeto.
O fabricante que for convidado e aceite o plano terá de cooperar com as empresas nacionais do Japão para partilhar conhecimento e experiência e, em troca, recebe uma espécie de subsídio de milhões ao longo dos vários anos.
A TSMC, através do porta-voz, afirma não ter recebido ainda qualquer contacto por parte do Japão, mas explica estar disponível para ouvir uma eventual proposta. Recorde-se que a empresa anunciou a construção de uma fábrica de 12 mil milhões de dólares nos EUA, num movimento considerado uma vitória por parte de Donald Trump para reduzir a dependência face à China.