O UPSkill – Digital Skills & Jobs já está a aceitar candidaturas de pessoas que estejam desempregadas ou em situação de subemprego e que tenham o ensino secundário ou superior concluído. O programa inclui formação intensiva de seis meses nas áreas das TIC, seguido de três meses de formação em contexto de trabalho e foi desenvolvido em parceria pela APDC, pelo IEFP e pelo CCISP, sendo lançado com o apoio da Portugal Digital e uma medida do Plano da Transição Digital.
O objetivo principal do programa é qualificar recursos humanos em tecnologias digitais, incidindo em áreas como programação Java, Gestão de Plataformas Cloud ou Programação em Plataformas Low-Code. As empresas aderentes que irão selecionar e receber os aderentes participam com o levantamento das suas necessidades e o programa ajusta-se a estes requisitos.
No caso da formação a ministrar em Lisboa, o programa tem a parceria da Universidade Nova de Lisboa e do ISCTE.
O presidente da APDC, Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações, Rogério Carapuça, sublinha que “este programa evidencia claramente a vontade das empresas encontrarem novas formas de aumentar a sua competitividade, dando resposta à falta de profissionais qualificados, que é uma realidade crescente (…)”. Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, destaca que “estamos apostados em reconverter recursos humanos em TIC, através de uma formação intensiva e de qualidade”. Para o IEFP, este programa é “um projeto de requalificação e de promoção de uma política ativa de emprego, numa estratégia de verdadeira colaboração com o tecido empresarial”, realçou António Leite, vice-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Os interessados podem obter mais informações e candidatar-se pelo site upskill.pt.