O Facebook Pay chegou no ano passado e agora serve de base ao serviço de pagamentos e envios de dinheiro do WhatsApp. O serviço de mensagens estreia esta funcionalidade no Brasil, depois de ter meses em fase beta na Índia. No subcontinente, a funcionalidade de pagamento não se baseada no Facebook Pay. As dificuldades com a regulação na Índia terão feito a Facebook, dona do WhatsApp, optar pelo mercado brasileiro para a estreia deste serviço.
Segundo o WhatsApp, nesta fase, o serviço vai ser gratuito para os consumidores e as empresas vão pagar 3,99% do valor de transação como taxa de serviço. O utilizador vai poder completar as transações através de um código PIN de seis dígitos ou por impressão digital. O primeiro passo é ligar a conta do WhatsApp a um cartão bancário Visa ou Mastercard, de crédito ou débito, dos bancos Nubank, Sicredi ou Banco do Brasil. O modelo poderá ser alargado em breve a outras instituições bancárias, noticia o Tech Crunch.
Depois da compra, em 2018, o WhatsApp passou a ter mais funcionalidades orientadas para o segmento empresarial, como com a chegada do WhatsApp Business, que permite publicar catálogos ou mostrar stocks atualizados de produtos e uma maior integração com os perfis de Facebook.
A WhatsApp informou em comunicado que “os pagamentos estão a chegar a todos os utilizadores no Brasil e estamos ansiosos para os levar para todo o lado (…) As mais de dez milhões de pequenas e microempresas são o batimento cardíaco das comunidades no Brasil. Tornou-se natural o envio de perguntas aos negociantes por esta via”.
Apesar da declaração de intenção em expandir este tipo de pagamentos a outras geografias, não há indicação sobre se há abertura para outros métodos que não o Facebook Pay.