A 10 de abril, a Apple e a Google anunciaram que iriam trabalhar em conjunto para criar um sistema, compatível com iOS e Android, que permitisse enviar notificações a quem pudesse ter estado em contacto com alguém que venha a ser diagnosticado como positivo para a Covid-19. O objetivo é tirar partido da tecnologia Bluetooth Low Energy e as duas empresas asseguram que vão manter a privacidade dos utilizadores resguardada, bem como o fim do sistema assim que a pandemia passar.
Agora, foi revelada uma amostra de código, uma biblioteca do código de referência (SDK para Android e Xcode para iOS) e o detalhe de quais as invocações de API que devem ser feitas. As duas empresas pretendem que estes materiais sirvam de arranque para que os developers comecem a criar as suas aplicações.
Apesar de ainda não se conhecerem quais os serviços públicos ou parceiros privados que venham a desenvolver aplicações com base no sistema que está ainda a ser preparado, mas sabe-se que vários governos já mostraram interesse. A Apple e a Google explicaram que pretendem apenas permitir uma aplicação com base no seu sistema por país, deixando aberta a exceção para os casos em que a resposta à Covid-19 esteja a ser liderada por estados.
Por fim, as duas gigantes reforçaram os princípios que terão de ser observados para se poder usar este sistema e que passam pela restrição da utilização dos serviços de localização, pela necessidade de se ter um consentimento ativo dos utilizadores antes de aceder à app e para partilhar o diagnóstico positivo e pela recusa em permitir qualquer tipo de publicidade dirigida com base nestes dados.