A Meo chegou ao final do ano de 2019 na liderança do número de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações (exemplo: TV+Net+Telefone+Telemóvel), com uma quota estimada em 40,4% do mercado nacional, informa a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). Apesar de ter uma quota de mercado ligeiramente menor (37,1%), a Nos garantiu a liderança na fatia de receitas obtidas com a comercialização de pacotes de telecomunicações, com 42,2% do total faturado (a Altice faturou 40,7%). A Anacom estima que, no total, as receitas obtidas pelos operadores com os pacotes de telecomunicações cresceram 4,9%.
“No final de 2019, o número de subscritores das ofertas de serviços em pacotes atingiu cerca de 4,1 milhões, mais 186 mil utilizadores do que no ano anterior, o que traduz um aumento de 4,8%. Esta evolução deve-se sobretudo ao aumento do número de utilizadores com pacotes 4P e 5P (de quatro e cinco serviços agregados, respetivamente). Note-se que, apesar deste aumento, o crescimento do número de subscritores de pacotes está em desaceleração desde 2015”, refere um comunicado da Anacom.
A entidade reguladora informa ainda que mais de dois milhões de portugueses têm pacotes 4P ou 5P. Estas subscrições valem cerca de 62,9% das receitas totais e refletiram durante 2019 um crescimento de 12,5% face ao ano anterior.
A Anacom resume a tabela dos operadores mais procurados no mercado em 2019, da seguinte forma: “no final de 2019 a MEO era o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,4%), seguindo-se o Grupo NOS (37,1%), a Vodafone (18,6%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (3,8%). Face ao ano anterior, a Vodafone foi o único destes operadores que aumentou a sua quota de subscritores, em 0,8 pontos percentuais”.