A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) recebeu cerca de 100.600 reclamações em 2019. O número apurado pela entidade reguladora reflete um acréscimo de 4% nas queixas apresentadas pelos consumidores face ao ano anterior. Na origem deste aumento, estarão as queixas relacionadas com os postais (mais de 28 mil queixas, comum aumento de 18% face a 2018).
Os números da Anacom permitem confirmar que as queixas associadas aos serviços de telecomunicações eletrónicos estão ainda em clara maioria, apesar de registarem um decréscimo de 1% de 2018 para 2019.
Entre, os principais motivos de reclamação destacam-se a faturação de serviços (29%) e a contratação de serviços (25%).
“Fazendo uma análise por sector, assinala-se que nos serviços de comunicações eletrónicas a MEO foi o prestador mais reclamado (36%), seguida da NOS (32%), da Vodafone (28%) e da NOWO/ONI (4%). A MEO foi o único prestador que observou uma redução do volume de reclamações, -21% (para 26 mil). As reclamações sobre a Vodafone subiram 34% (para 19,9 mil), seguindo-se a Nowo/ONI com um aumento de 18% (para 2,7 mil) e a NOS com um aumento de 4% (para 23 mil)”, informa um comunicado da Anacom.
No setor postal, o atraso das entregas de envelopes e volumes expedidos pelos serviços de correio foi o motivo de queixa mais usado pelos consumidores (32% do total de reclamações).