A nova fábrica da Huawei em França vai servir principalmente o território europeu e, quando a produção atingir velocidade cruzeiro, espera-se que cheguem equipamentos avaliados em mais de mil milhões de euros todos os anos. A Huawei confirmou que a nova fábrica vai custar cerca de 200 milhões de euros e que está prevista a criação de mais de 500 postos de trabalho.
A escolha por território francês deveu-se a vários motivos: “Como um dos centros de manufatura mais avançados do mundo, a França tem uma infraestrutura industrial madura, uma fonte de trabalho qualificado diversa e o seu posicionamento geográfico é o ideal para a Huawei”, cita a empresa em comunicado. A nova fábrica vai permitir à fabricante chinesa chegar mais rápido ao mercado europeu e cumprir os prazos de entrega de aparelhos para o “velho continente”, noticia a ZDNet.
O investimento na fábrica pode ser visto como uma forma de acalmar receios no ocidente, depois de vários alertas emitidos pelos EUA de que a Huawei estaria a colaborar com o governo chinês para espiar os utilizadores e dos pedidos de que a fabricante chinesa fosse afastada dos componentes considerados essenciais para as infraestruturas 5G.