O caso ficou sobejamente conhecido: no dia 3 de abril de 2017, as ações da Imagination Technologies, empresa que desenvolve processadores gráficos (GPU) e na altura estava cotada na bolsa de Londres, caíram perto de 70%. O maior cliente da tecnológica, a Apple, que era responsável por gerar mais de metade das receitas anuais da empresa, tinha acabado de anunciar que iria deixar de usar a propriedade intelectual da Imagination Technologies até 2019.
A situação acabou por contribuir para a venda da empresa britânica ao fundo de investimento Canyon Bridge, alguns meses mais tarde. Agora, quase três anos depois daquele dia fatídico, a Imagination Technologies volta a anunciar um acordo com a Apple.
«Formamos um novo acordo de licenciamento de vários anos através do qual a Apple tem acesso a uma gama mais ampla da propriedade intelectual da Imagination por troca de taxas de licenciamento», lê-se na informação partilhada pela empresa e citada pela Bloomberg.
A Imagination Technologies é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para unidades gráficas. Aliás, a tecnológica anunciou nesta quinta-feira que conta ter até ao final de 2020, início de 2021, unidades gráficas para smartphone que consigam recriar efeitos de ray tracing, um sistema de luminosidade em tempo real que garante maior realismo às criações digitais e que tem estado reservado para jogos de computador.
O acordo entre as duas tecnológicas acaba por surgir como uma surpresa, depois da decisão da Apple em abandonar as tecnologias da Imagination a favor de tecnologias proprietárias. A empresa britânica também já tinha considerado difícil que a Apple conseguisse atingir o mesmo nível de desempenho gráfico nos iPhone e iPad sem necessitar de licenciar algum tipo de tecnologia.
A Imagination Technologies não detalha quais os sistemas que vai licenciar à Apple daqui em diante, mas o acordo surge numa altura em que a marca da maçã está a fazer uma aposta mais séria nos videojogos com o serviço Apple Arcade, fala-se na possibilidade de surgir uma computador Mac dedicado para desportos eletrónicos e de uns óculos de realidade aumentada serem lançados em 2022.