A Curve, aplicação bancária que permite aos utilizadores juntarem todos os cartões bancários num único cartão, agora também permite a quem vivem no Espaço Económico Europeu – e do qual Portugal faz parte – fazer o envio de dinheiro para outros utilizadores sem o pagamento de comissões. De acordo com a empresa, é até possível enviar dinheiro para pessoas que não são utilizadores da aplicação.
A nova funcionalidade, chamada Curve Send, funciona de forma similar ao de outras ferramentas bancárias que permitem o envio de dinheiro entre utilizadores: basta selecionar a quantia, no caso do Curve é também possível escolher entre mais de 20 divisas nas quais o pagamento pode ser feito, selecionar o contacto e enviar.
Para o caso da pessoa a quem enviar dinheiro não for utilizador Curve, a aplicação cria um link para uma página no qual o destinatário deve introduzir o número de telemóvel e a informação do cartão bancário no qual quer receber o pagamento. Este sistema de transferência de dinheiro é possível, pois o Curve Send integra a rede de transferência de dinheiro da Visa e da Mastercard, dois dos maiores emissores de cartões bancários do mundo.
«O Curve Send resolve instantaneamente o problema de fragmentação financeira ao consolidar todos os cartões num, eliminando o demorado processo de transferência pelo qual a maior parte dos clientes passa quando quer enviar dinheiro para os amigos usando múltiplas contas bancárias ou múltiplas divisas», explicou a empresa à publicação TechCrunch.
Apesar de falar em «instantâneo», a transferência de dinheiro pode demorar entre 30 minutos a três dias úteis a ficar disponível na conta do destinatário. O sistema tem ainda um limite diário de 500 libras, cerca de 580, no envio de dinheiro.
Com a nova funcionalidade, a aplicação Curve passa a ser uma alternativa direta a outras aplicações com sistemas de transferência de dinheiro como o MB Way, PayPal e Revolut – um tema que explorámos na edição nº 294 da Exame Informática.
O sistema Curve Send já estava a ser testado pela empresa desde outubro, sendo agora lançado de forma definitiva na aplicação. A Curve é uma fintech britânica, fundada em 2015, e que já tem mais de 800 mil utilizadores registados.