A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) disponibiliza o número de telefone gratuito 800 102 002 para que os utilizadores possam esclarecer dúvidas ou obter apoio para o processo de migração da rede de emissores de TDT, nomeadamente a alteração do emissor de Odivelas Centro, marcada para 27 de novembro. Quando o emissor for alterado do canal 56 para o canal 35, quem apenas tem TDT ficará sem imagem no seu televisor e terá de fazer uma nova sintonização automática.
A linha telefónica vai estar a funcionar todos os dias, das 09h00 às 22h00 e os operadores vão poder dar informações, esclarecer dúvidas e prestar um apoio personalizado a todos os que contactem para obter ajuda sobre o processo de sintonização, explica a ANACOM em comunicado de imprensa. Além do apoio telefónico, estarão equipas técnicas no terreno e que ajudarão a população a sintonizar os equipamentos.
Esta mudança de emissor não obriga à substituição ou reorientação das antenas, à troca de televisores ou de descodificadores.
A ANACOM disponibiliza ainda um vídeo no seu site e no portal do consumidor onde explica este processo e responde a um conjunto de perguntas frequentes.