Terminou agora a terceira chamada aos municípios portugueses para se candidatarem a vouchers WiFi4EU. Na terceira convocatória, 47 municípios receberam estes montantes, num total de 55 candidaturas de autarquias nacionais. Até hoje, são 254 os municípios já contemplados com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos.
A terceira chamada tinha disponível um orçamento de 26,7 milhões de euros para mais de 8300 municípios na Europa, com apenas 1780 a serem contemplados. A última convocatória desta iniciativa deve acontecer no primeiro trimestre de 2020, avança o comunicado da ANACOM.
O objetivo da iniciativa europeia é reduzir a exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos e aumentar o acesso a serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais. O financiamento destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
A ANACOM participa ativamente na promoção da iniciativa junto das autarquias e, em conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses organizou várias sessões de esclarecimento para dar a conhecer a medida.