O prémio foi criado em homenagem a João Vasconcelos, malogrado fundador da Startup Lisboa – e Daniela Braga, líder da DefinedCrowd, é a primeira pessoa a receber a distinção. Numa cerimónia realizada em Lisboa, ao final da tarde de quarta-feira, a empresária que lidera o desenvolvimento de um plataforma que combina inteligência artificial e tarefas produzidas por humanos na extração de informação útil de negócio, recebeu 10 mil euros relativos ao Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2019, da Startup Lisboa.
A empresária disputou o prémio com mais dois grupos de nomeados, previamente apurados entre 40 candidaturas.
Entre os nomeados para finalistas figuram o grupo de fundadores da 360imprimir, José Salgado, Sérgio Vieira, Jorge Correia, Diogo Silva, João Matias, Pedro Gaspar; e ainda Amélia Santos e Nuno Vitorino, que criaram a startup Innuos.
A 360imprimir conta atualmente com 231 trabalhadores que operam em 21 mercados, disponibilizando produtos de marketing e merchandising para empresas de pequena e média dimensão.
Os fundadores da 360imprimir destacaram-se pela capacidade demonstrada na expansão internacional da sua atividade de 4 para 21 novos mercados e no aumento da sua equipa em 36% (169 para 231 colaboradores). Alumni da Startup Lisboa, a 360imprimir é uma one-stop shop online de produtos de marketing para PME’s, oferecendo um serviço conveniente, rápido e económico.
A Innuos distinguiu-se por multiplicar por dez a faturação resultante do desenvolvimento de servidores e streamers de música de alta fidelidade.
«O júri decidiu nomear três finalistas de entre mais de 40 candidaturas, por entender que estas três equipas de fundadores se destacaram particularmente no último ano (agosto de 2018 a agosto de 2019), tendo apresentado provas excecionais de sucesso em termos de: crescimento do negócio, expansão e reconhecimento internacional», refere a Startup Lisboa em comunicado.
João Vasconcelos foi o mentor e primeiro diretor da incubadora de novos negócios da Startup Lisboa. Mais tarde viria a integrar o Governo cessante como secretário de estado da Indústria. Faleceu de doença súbita em março, com 43 anos.