A Google concordou em deixar de ouvir e transcrever as gravações provenientes do Assistant durante três meses na Europa. A posição da empresa surge depois de se saber que esta prática está a ser investigada pelas autoridades na Alemanha. Recorde-se que surgiram recentemente relatos de que empresas contratadas pela gigante tecnológica estariam encarregues de ouvir e transcrever gravações captadas por produtos como o Google Home para aprimorar as funcionalidades de reconhecimento de voz e de discurso.
As autoridades alemãs consideram que os assistentes de voz não só da Google, mas também da Apple e da Amazon, por exemplo, podem representar riscos em termos de privacidade. A Google anunciou a suspensão desta iniciativa durante três meses enquanto o regulador está a investigar o tema, avança o The Verge.
Um porta-voz da Google confirmou a pausa nas “language reviews” e adiantou que «estas revisões ajudam a tornar os sistemas de reconhecimento de voz mais inclusivos com os diferentes sotaques e dialetos entre todos os idiomas. Não associamos os clipes de áudio às contas de utilizador durante o processo de revisão e apenas fazemos revisões a 0,2% de todos os clipes».
O regulador alemão convidou a Apple e a Amazon a reverem rapidamente as suas políticas, depois de se saber que também estas empresas adotam práticas semelhantes às da Google no que concerne a ouvir gravações de voz dos utilizadores.