Um grupo de ciberpiratas roubou um montante de bitcoin equivalente a 41 milhões de dólares (36 milhões de euros) à Binance, a maior empresa de câmbio de criptomoedas do mundo. Este anúncio foi dado esta quarta-feira pela empresa e, segundo a Reuters, representa o evento mais recente de atividade criminosa numa série de crimes online que tem acontecido por todo mundo.
Para roubar as sete mil bitcoin os hackers utilizaram várias técnicas, nomeadamente «phishing, vírus e outros ataques», diz Zhao Chanpeng, um representante da Binance, numa publicação no website oficial da empresa. Na publicação a empresa afirma ainda que as poupanças dos clientes não foram afetadas, dado que a empresa os seus ativos de segurança para cobrir as perdas.
O mesmo representante da marca disse na rede social Twitter que outros tipos de criptomoedas, incluindo a coinbase, bloquearam já os depósitos provenientes de endereços ligados ao ataque. De acordo com a Reuters, embora o valor da bitcoin tenha caído 4,2% no mercado asiático desde o ataque, já recuperou parcialmente algum do seu valor.
Só no ano passado, foram roubados em criptomoedas o equivalente a cerca de 950 milhões de dólares (848,6 milhões de euros) de vários serviços que trabalham com unidades monetárias digitais. Segundo a CiptherTrace, uma empresa de cibersegurança americana, os números registados representaram um aumento na ordem dos 260%, de 2017 para 2018.