A Airbus e a Air Race E juntaram-se para criar uma nova modalidade de competição para os desportos motorizados, que vai ser disputada com aviões elétricos. A Air Race E, que segue o formato da Air Race 1, terá oito aviões com motores elétricos a competir, que voam a uma altitude de 10 metros do chão num circuito com 5 km.
«Queremos dar oportunidade aos fabricantes de mostrar as suas criações no campo das tecnologias elétricas para motores», «esta parceria permite-nos demonstrar o nosso empenho em liderar a tecnologia de ponta no que concerne a motores elétricos e desenvolver um novo ecossistema», disse Grazia Vittadini, CTO da Airbus, num comunicado de imprensa.
«Não podíamos estar mais felizes ou otimistas pelo sucesso desta parceria. Graças a ela poderemos criar, conjuntamente, uma plataforma em que se promeverá o desenvolvimento de motores de propulsão elétrica mais inovadores», disse Jeff Zaltman, CEO da Air Race E.
A Airbus contará também com a parceria da Universidade de Nottingham, que está a desenvolver um protótipo de avião de corridas que poderá ajudar a moldar o estilo de aviões que vão estar na competição inaugural da Air Race E em 2020.