O relatório financeiro da Samsung mostra que para o Q4 de 2018 a empresa registou receitas de 53,4 mil milhões de dólares, menos 10% do que em igual trimestre de 2017, e um lucro de 9,7 mil milhões de dólares, menos 29% do que no período homólogo. Estes resultados não são uma surpresa e a Samsung já tinha divulgado projeções neste sentido. A fabricante coreana aponta o abrandamento no segmento mobile e a quebra na procura pelos seus chips como os principais motivos para este desempenho financeiro.
«As incertezas macroeconómicas e ajustes nos níveis de inventário» nos fabricantes de smartphones e empresas de data center afetaram o segmento de memórias NAND e DRAM. A quebra nas vendas de smartphones é generalizada e a Samsung espera que também tenha um efeito nas vendas de ecrãs para o primeiro trimestre deste ano.
O segmento de mobile registou perdas face ao Q3 do ano e a Samsung não espera grandes melhorias rapidamente, embora acredite que o Galaxy S10 e alguns equpamentos 5G possam ajudar a inverter a tendência.
Apesar de um trimestre menos positivo, o ano fiscal de 2018 termina com recieitas de 220 mil milhões de dólares e lucro de 58,89 mil milhões de dólares.