A Trend Micro está a organizar a 12ª edição do Pwn2Own e este ano há uma categoria nova além de browsers web, virtualização, aplicações para empresas e software de servidores: automóveis. Entre as empresas “a concurso”, estão Apple, Google, Microsoft, Mozilla, Oracle, VMWare e, agora, também a Tesla. Neste desafio, hackers e investigadores de segurança competem para encontrar vulnerabilidades de segurança nos programas e soluções inscritas. Em 12 anos, já foram atribuídos mais de 12 milhões de dólares em prémios e, na edição deste ano, o vencedor pode levar para casa também um Model 3, noticia o Tech Crunch.
A Tesla tem mantido uma relação com a comunidade de hackers desde 2014 quando estreou um programa de caça a bugs nos seus produtos. No ano passado, alargou o espetro para produtos de energia e agora os veículos, serviços e aplicações da marca estão abrangidos sob este programa.
Uma vez que os carros modernos e do futuro têm uma componente de software cada vez mais importante, faz sentido a estratégia de os fabricantes se virarem para os hackers e para os investigadores no sentido de detetar falhas, corrigir vulnerabilidades e melhorar a performance dos seus produtos.
Ainda não há qualquer feedback por parte da organização sobre se os hackers vão tentar entrar no concurso para a nova categoria, dado tratar-se de uma estreia este ano. Uma porta-voz da Trend Micro confessa que a empresa gostaria de ver algumas tentativas pelo menos para se perceber em que estado está a investigação automóvel atualmente.
A edição deste ano desenrola-se em Vancouver, entre os dias 20 e 22 de março.