O novo Hyundai Santa Fe na China vai inovar no sistema para destrancar as portas e para a ignição. A fabricante automóvel vai colocar um leitor de impressão digital no manípulo da porta e o próprio ato de “rodar a chave para ligar o motor” vai ser substituído por um sensor semelhante.
A Hyundai explica que a taxa de erro no reconhecimento de impressões digitais é de 1 em 50000, semelhante ao que a Apple promete com a tecnologia Touch ID. O sistema vai permitir o registo de múltiplas impressões numa base de dados encriptada para as situações em que o carro é usado por mais do que um condutor. Caso tal aconteça, o mecanismo vai ajudar a posição do assento e dos espelhos retrovisores, de acordo com as preferências de cada utilizador, noticia o Engadget. A fabricante quer desenvolver uma segunda versão onde irá permitir, por exemplo, que a temperatura, humidade e configurações do volante sejam também ajustadas.
Outros componentes tecnológicos deste modelo incluem um alerta em caso de ocupantes nos bancos traseiros com sensores ultrassónicos, reconhecimento de voz feito pelo assistente pessoal do Baidu e um carregador de telefone wireless.
Ainda não há notícias sobre quando estas inovações vão chegar aos modelos que vão ser vendidos noutros países.