Alguns serviços da Google estiveram temporariamente inacessíveis para alguns utilizadores. A Google Cloud IP estará a investigar o assunto e escreveu que a causa para o problema seria externa. Não há ainda detalhes sobre o que causou esta falha. A Associated Press avança que o redirecionamento do tráfego destinado à Google pode ser sido resultado de um ataque que fez com que o hub de Internet responsável pelo tráfego o começasse a canalizar para outros destinos.
Alex Henthorn-Iwave, da ThousandEyes, explica que algum do tráfego foi canalizado para operadoras na Rússia (Transtelecom), China (China Telecom) e Nigéria (MainOne). «A nossa análise mostra que a origem desta falha foi a relação BGP [border gateway protocol] entre a MainOne, fornecedor nigeriano, e a China Telecom. A MainOne tem uma relação com a Google via IXPN em Lagos e tem rotas diretas para a Google, que vazaram para a China Telecom», cita o Gizmodo.
Os sistemas de roteamento globais estão potencialmente vulneráveis por poderem ser usados como armas na atualidade geopolítica que vivemos. A Google, por sua vez, revela que não há razão para preocupações nem para considerar que o incidente tenha tido origiem maliciosa. Também a ThousandEyes admite que tudo possa não ter passado de um glitch.
Por fim, a maioria do tráfego da Google é encriptado com HTTPS, o que significa que mesmo que tenha sido redirecionado, há poucas probabilidades de ter sido acedido por terceiros.