A Google forneceu ao Benfica os dados que permitem identificar os autores dos blogues O Artista do Dia, Mister do Café, Mercado do Benfica e O Arquivo Secreto da Liga. A notícia que já havia sido avançada na semana passada foi confirmada na edição desta terça-feira do New York Times. O jornal americano refere que tanto a Google como outras plataformas que operam na Internet terão fornecido os dados dos bloggers que têm vindo a publicar informação confidencial da SAD benfiquista na Internet, na sequência de um processo interposto num tribunal da Califórnia.
Com esta notícia, o jornal norte-americano vem contrariar a tese de acordo entre Google e Benfica (esse acordo seria ilegal, à luz da legislação portuguesa). Apesar da potencial ilegalidade que um acordo do género poderia ter em Portugal, o Benfica reitera, quando questionado pelo New York Times, que assinou um acordo com a Google.
A Exame Informática questionou na semana passada a existência do alegado acordo com o Benfica, mas a Google ainda não confirmou a existência de um tal acordo.
Na semana passada, a Google emitiu num lacónico comentário, que se limita a referir que está a atuar em consonância com um processo legal, que terá levado a notificar os bloggers visados de que poderiam recorrer à justiça dos EUA. A reação da Google não permitiu negar a existência de um acordo com o Benfica para a cedência de dados dos bloggers, uma vez que um eventual acordo extrajudicial não deixa de ser considerado ato legal à luz da legislação dos EUA.
Em Portugal, a cedência de dados de utilizadores de plataformas eletrónicas para efeitos de litígio ou acusação judicial pressupõe a ordem de um juiz.