A Xpand IT explica que as soluções de IA podem ser aplicadas em «praticamente todas as áreas relevantes da sociedade, como a Saúde, a Banca, as Telecomunicações, Utilities, entre muitas outras» e que pretende fomentar o desenvolvimento destas soluções a partir Portugal. A iniciativa representa um investimento de 400 mil euros até ao final de 2019.
O AI Solutions Center terá uma abordagem de «duas formas distintas, embora complementares: uma abordagem de AI-as-a-service, em que o objetivo passa por integrar tecnologia de IA, disponível num modelo de serviço a consumir, em diversas soluções, nomeadamente Mobile e Web; e uma abordagem de Data Science, em que o propósito passa por, em conjunto com o cliente, trabalhar em cenários mais complexos, suportados por abordagens como Machine Learning, entre outras», explica o comunicado de imprensa.
As equipas de Digital Xperience e de Data Science estão entre as que irão contribuir para o desenvolvimento de cenários reais, em que a Inteligência Artificial pode ser usada como mais valia para os vários setores de negócio.
« Queremos contrariar a tendência de fazer projetos de IA sem um objetivo real, visto que este é um dos maiores perigos para a adoção da tecnologia – expetativas demasiado elevadas e irrealistas sobre o que se pode fazer. Há muitos cenários possíveis, hoje em dia, sobre os quais queremos trabalhar, estando naturalmente atentos a todos os desafios que possam surgir», afirmou Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT.
A empresa planeia mostrar em primeira mão uma solução inteiramente desenvolvida com base em princípios de Inteligência Artificial no Centro de Congressos do Estoril, a 18 de outubro, no âmbito do IDC Directions.